quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Língua de Trapo

Por Daniel Cruz

É inacreditável que neste início de século o sentimento de uma aristocracia falida, adormecida, venha a se insurgir com o jeito despojado de Acosta do Náutico. O craque do Brasileirão foi receber seu prêmio com a alma vestida de glamour, por ter desfilado pelos campos brasileiros encantando o mundo da bola.

De toque irretocável, Acosta - desnudo de Armani, Hugo Boss e etc e tal - emocionou a quase todos, há pouco tempo, ao relatar a vida sofrida de um pai que sustentou a sua família como feirante. Desprovida de ambição, a indumentária de Acosta revela o homem simples – aquele que sabe o valor do dinheiro para se alimentar – ao invés de optar pelo mundo virtual do futebol que suga todos os escrúpulos de um ser humano. O Sábio Acosta confirmou: “Jogador que não passar fome, não é jogador”. Por isso, o craque não pergunta “Com que roupa eu vou para o samba que você me convidou?” e, de quebra tem a benção de Noel Rosa. Valeu artilheiro “feirante”, estiloso Acosta.

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Obrigado, Acosta do Náutico!

Por Daniel Cruz

Ao final do trágico jogo “Batalha dos Aflitos”, em 2005, eu resmungava duas frases quando alguém falava sobre o tal jogo: "O Náutico é o time da minha infância e essa é nossa particular Copa de 50". As duas frases continuam a girar na minha cabeça por um motivo: Acosta. O uruguaio me fez lembrar das cores vermelhas e brancas nos meus tempos idos de menino.

Nasci em 1974, até hoje saboreio as jogadas do meu maior ídolo: o artilheiro Baiano. Chuteira de ouro em 1982, ele é também o maior goleador da história do Campeonato Pernambucano, com 203 gols. Assistir Acosta tocando na bola durante o Brasileirão deste ano foi como saborear o "comeu-morreu" (pão com carne moída, cebola, pimentão e tomate) do "Seu Barulho", um senhor negro de olhar tímido, esperançoso e intrigante, que ganhava a vida vendendo - de bata branca sob as arquibancadas perto das sociais - quitute futebolístico nos intervalos dos jogos nos Aflitos.

Acosta comeu a pelota nesse campeonato e ganhou a Bola de Prata da revista placar e o troféu da CBF, como melhor atacante do Brasileirão. O uruguaio chamado de Acosta do Náutico, aqui pelos lados do Planalto Central, sancionou a minha frase: "O Náutico é o time da minha infância". E que bela infância! Um gringo, que sonha com camisa da celeste, me fez esquecer a minha copa de 50.