terça-feira, 28 de agosto de 2007

Personagens da Notícia: Zé Dirceu, o Judiciário e as eleições

Texto e Foto Daniel Cruz
No dia 7 de agosto o blog repórter free marcou presença no lançamento do sítio de Zé Dirceu www.zedirceu.com.br, para conferir de perto o gesto de “solidariedade” do meio político ao ex-ministro da Casa Civil, às vésperas do julgamento pelo Supremo Tribunal Federal (STF), da denúncia feita pela Procuradoria-Geral da República contra 40 pessoas envolvidas no suposto Caso do mensalão. O lugar não poderia ser mais propício: um bar, próximo à Esplanada dos Ministérios.

Entre amigos, políticos, assessores, curiosos e coleguinhas (apelido ácido, habitual de jornalistas para jornalistas), Zé Dirceu fez um teste de sua popularidade. O Clima era festivo e, ao mesmo tempo, de desabafo. A militância gritava: "Dirceu guerreiro do povo Brasileiro".

Como em qualquer "sítio", não poderia faltar os temperos e as bebidas. Afinal, a esquerda é festiva e a rotatividade do chopp, com muito colarinho, estava acelerada no balcão. As cachaças saliboa, isaura, chico mineiro, urucutana e salineira completavam prateleiras inteiras de bebidas, dividindo a ornamentação da festa com pastrami, provolone, copa, mortadela, soy, azeite e, como não poderia faltar, o Bicarbonato de Sódio estava tipicamente pendurado no Balcão. Bem sugestivo para agüentar um julgamento e agora, com a decisão do Supremo, enfrentar um processo criminal por corrupção ativa e formação de quadrilha.

No dia da festa, o blog repórter free registrou no boteco um encontro de "velhos amigos": Zé Dirceu e Palocci – ex-ministro da Fazenda. Nada como dar tempo ao tempo, já que os dois protagonizaram uma verdadeira quebra de braço para mostrar quem tinha mais PODER no governo petista, no primeiro mandato do Presidente Lula. De fato, abertura de processo não é condenação. O julgamento, no entanto, vai demorar e com certeza contaminar as próximas eleições presidenciais. Detalhe: Como estão os bastidores do Judiciário nesse caso?

Nenhum comentário: