quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Mulheres Indígenas: retratos de luta

Texto e foto: Ana Inês
Mulheres Indígenas se reuniram em Brasília, na sede do UNIFEM (Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher ) na Preparatória do 1º Fórum Nacional de Mulheres Indígenas, previsto para 2009. Com representantes de diversos povos, o encontro "Cunhã-Uasu Muacasáua - MULHERES FORTES E UNIDAS" foi realizado pela Rede GUMIN de Mulheres Indígenas. Além das discussões sobre as metas e estratégias para a realização do Fórum Nacional, formalizou-se o Observatório Indígena, um espaço socializado de denúncias sobre a violação dos Direitos Humanos das Mulheres Indígenas e sobre a discriminação racial.
Do encontro, o repórter free tirou alguns retratos de luta:
Diferentes gerações, diferentes hábitos...elas compartilham os mesmos traços, as mesmas raízes, as mesmas angústicas. São mulheres indígenas, do povo kaingáng, na luta pelos direitos, pela paz e pela valorização de suas filhas, netas e irmãs. Fernanda Kaingáng e Angela Kaingáng.

Exemplos de luta e resistência. Elas erguem a cabeça. Lutam pelo mercado de trabalho, para criar seus filhos e tirá-los do preconceito. Cada uma traz em sua história a trajetória de um povo. Cida Potiguara.


Em três dimensões, os problemas e os anseios não foram apenas escritos no papel. Pelo cansaço da viagem e das horas na estrada, o recado de cada povo sobre as limitações de cada comunidade ecoou no sangue, no suor e nas lágrimas que rasgaram cada depoimento das guerreiras indígenas.

Nenhum comentário: